Diesel Place banner

Ajuda do código de problema P0652

1 reading
39K views 4 replies 5 participants last post by  cldmax  
#1 · (Edited)
Ontem eu estava dirigindo com o ar condicionado ligado e de repente ele começou a soprar ar quente, parei o caminhão, fui para baixo do capô e encontrei um chicote que fica no cano que vem do compressor do ar condicionado, 2 fios estavam com a bainha removida expondo a fiação interna, movi os fios para longe e o ar começou a soprar frio novamente, mas depois de 2 minutos dirigindo na estrada a luz do motor acendeu e o caminhão não estava funcionando direito, escaneei o caminhão e apareceu o código P0652 - falha desconhecida. Eu estava usando meu Predator como scanner, resetei o código e ele voltou imediatamente, limpei novamente e ainda não voltou. Esta manhã usei a pesquisa DTC neste site e a descrição que obtive foi:

código: P0652
módulo: ECM
descrição: referência de 5 volts 2 circuito baixa tensão

Alguém pode me ajudar, eu não entendo o que esse código significa ou mesmo por onde começar a procurar um problema. Desculpe pela longa postagem, mas tentei dar o máximo de informações que pude. Qualquer ajuda é apreciada. Também incluí fotos, a primeira é a localização do sensor e a segunda mostra onde os fios estão descascados.

Obrigado novamente
Bill

Attachments

#2 · (Edited)
Pela descrição, a ECM está esperando uma certa faixa de tensão do sensor de pressão na bomba do ar condicionado. Ela não está vendo isso, então ela lança o código e desliga sua bomba.

Quando você diz que meu "caminhão não está funcionando direito", você está dizendo que o ar condicionado está soprando ar quente de novo? Então eu suspeito que, embora você tenha movido os fios uma vez, eles provavelmente se juntaram novamente e ainda estão em curto, ou tocando intermitentemente.

Retire o chicote o melhor que puder e use fita isolante para isolar os fios. Eu acho que isso deve resolver seu problema.

#3 ·
Isso parece o interruptor de corte de alta pressão.

Além disso, os fios parecem que algo esteve mastigando o isolamento. Você pode começar rastreando os fios do FICM no lado do passageiro, perto do alternador, para ver se há atrito de fios naquele chicote. De lá, o próximo lugar mais comum são os conectores de fiação do lado do motorista. Os pinos nos 2 conectores grandes se soltam e causam coisas estranhas.

#4 ·
Repare os fios no interruptor de alta pressão do ar condicionado.
Aqui estão as razões pelas quais um código PO652 será definido.

P0652 Baixa tensão do circuito de referência de 5 volts 2
Possíveis causas Definir condições

O circuito de referência de 5 V está aberto ou em curto com o terra
Um ou mais dos dispositivos (listados acima) que se conectam ao circuito falhou
ECM falhou
Motor funcionando; e o ECM detectou que o sinal de referência de 5v 2 era inferior a 4,70v por 2 segundos. Este circuito VREF se conecta à pressão do óleo do motor (EOP), ao sensor de pressão do refrigerante do ar condicionado (ACP) e ao sensor de pressão do trilho de combustível (FRP). Esses circuitos de referência de 5 volts são independentes uns dos outros fora do ECM, mas são conectados juntos dentro do ECM. Portanto, uma falha no circuito em um circuito de referência de 5 volts pode afetar outros circuitos de referência de 5 volts do sensor. O ECM monitora a tensão no circuito de referência de 5 volts.

Este código é definido em 1 viagem(ns).
Este código ligará o MIL (lâmpada indicadora de mau funcionamento).

CC

#5 ·
Você notou que seu caminhão está fazendo outras coisas intermitentes além do ar condicionado? O meu fez a mesma coisa, estou dirigindo na estrada e meu ar condicionado começa a soprar ar quente, minhas setas param de funcionar e o medidor de rotações vai para zero. A luz indicadora de mau funcionamento acende, mas a pior parte é que depois que eu desligo meu caminhão e vou ligá-lo novamente, a luz de segurança acende e não deixa meu caminhão ligar, então se eu esperar cerca de uma hora ele liga na hora. Verifiquei se havia fios ruins e não encontrei nada.